11 de julho de 2011

PERMACULTURA

A primeira vez que vi um livro sobre permacultura foi em um sítio na Nova Zelândia em 1999. Fiquei fascinado com o desenho dos produtos que usamos diariamente, por exemplo o detergente e as hortaliças. O desenho mostrava o caminho do produto da sua origem, ao seu consumo, o momento pós consumo como também aspectos paralelos, interdependentes, deste, então bastante claro, complexo processo: quantos km de transporte, quantidade de combustítvel para o transporte e outras máquinas, origem do combustível, etc. Me lembro dos desenhos da casa, das plantações, da coleta de água da chuva, de acordo com estudos do melhor aproveitamento do vento, luz do sol, etc.

É fato que o banheiro seco era meio estranho para mim. Pensar que alguém iria mexer nos resíduos do banheiro.. eu não queria nem pensar como isso seria feito e a história de comer só verdura, mato, não me agradava muito.

Segue abaixo um esquema sobre PERMACULTURA:


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA



Recebí este video há algumas semanas que é uma introdução sobre o assunto pelo permacultor Cláudio Jacintho:

 


Este video, em inglês com legenda em espanhol, conta sobre um momento da história de Cuba, quando o país foi boicotado pelos EUA, cortando as importações de Cuba, inclusive de combustível. Os cubanos se viram obrigados a mudar muitas coisas então simples do dia a dia e a permacultura passou a ser usada:

This 50 minutes movie shows that when the Soviet Union collapsed in 1990, Cuba's economy went into a tailspin. With imports of oil cut by more than half – and food by 80 percent – people were desperate. This film tells of the hardships and struggles as well as the community and creativity of the Cuban people during this difficult time. Cubans share how they transitioned from a highly mechanized, industrial agricultural system to one using organic methods of farming and local, urban gardens.


Há poucas semanas passei um mês em Auroville, uma ecovila no Sul da Índia com aproximadamente 5.000 pessoas de todo o mundo. Há muitos projetos de agricultura orgânica em Auroville, com diversas filosofias e propósitos. A Rádio Auroville produziu uma série de interessantes entrevistas sobre estes projetos que podem ser vistas, quer dizer, ouvidas, aqui: www.aurovilleradio.org/environment/organic-farming.

Um projeto bem interessante onde passei duas semanas é a Sadhana Forest: www.sadhanaforest.org.


Nenhum comentário: