2 de junho de 2011

ACIENT FUTURES

Li este livro em fevereiro de 2004, em Ladakh. Seguramente causou um bom impacto na forma que vejo e entendo nossas vidas hoje, enquanto indivíduos sociais.

Helena Norberg-Hodge viveu durante muitos anos entre os EUA e Ladakh. Ladakh é uma região geograficamente isolada no noroeste da Índia, entre a Caxemira, Paquistão e Tibet. Até hoje as estradas que ligam a Índia à região ficam abertas por poucos meses ao ano por conta da neve. É uma região muito alta com média de 3.500m de altitude.

Ladakh também é conhecida como o pequeno Tibet por ser geografica, etnica e culturalmente muito próxima do Tibet.


Acontece que há alguns tantos anos agora, o governo central da Índia resolveu 'desenvolver' Ladakh. Helena compartilha o que viu acontecer durante essa rápida transição.

Alguns exemplos, que ficaram na minha cabeça desde este inverno em Ladakh:

* Se tornou mais barato comprar uma batata que é plantada a mais de 2.000km de distância no Sul da Índia e viaja de caminhão (indiano que polui 'pouco'..) atravessando todo o país e a cadeia de montanhas mais alta do mundo, o Himalaya, que comprar do seu vizinho.

* O turismo também começou a ser incentivado e as pessoas de Ladakh - que vivem ou agora viviam em grandes casas, juntos de suas famílias (crianças, jovens, adultos e os mais velhos), com suas terras, cultivadas há séculos, animais, festas, inteligente organização social, limpos rios e vales, sem falar na melhor geléia de apricot do mundo! - de uma hora para outra, ou olharem para as roupas (então) fosforecentes de montanhismo que não poderiam comprar e outros equipamentos, se tornaram.. de uma hora para outra.. pobres.

* Nas escolas de Ladakh crianças de diversas idades compartilhavam o mesmo espaço físico, sala de aula, muitas vezes ao ar livre, e assim era comum ver as mais velhas ajudando as mais novas e vice versa. O sistema de educação inglês foi então implantado e as salas de aulas apenas com crianças da mesma idade, inconscientemente, passaram a promover por exemplo a competição no lugar da até então natural solidariedade. 

* Se antes crianças, irmãos, pais, mães, tios, primos, avós, avôs, vizinhos, plantavam, brincavam, uns aprendendo, outros ensinando, cozinhando, contando piadas juntos, hoje os pais buscam trabalho nas cidades, os jovens estão estudando fora, as mães tendo que cuidar da casa, terras e animais, sózinhas e os mais velhos, nós sabemos como estão e o que são em nossa cultura atual.

Na primeira parte do documentário produzido a partir deste livro, compartilho um pouco da êxperiência de vida e reflexões de Helena. As demais partes do documentário são facilmente encontradas no Youtube.


Nenhum comentário: